Sustentabilidade
Sustentabilidade
Sustentabilidade apoiada em materiais, tecnologia e desempenho de excelência

A sustentabilidade na construção depende de um vasto conjunto de factores, com destaque para as tecnologias adoptadas, os materiais utilizados ou o desempenho energético.

 

O Grupo MSF tem regido a sua actuação tendo em conta a preocupação com a sustentabilidade e ambiente, de que são exemplos a adopção de políticas de responsabilidade ambiental, a certificação da MSF Engenharia ao nível do Ambiente ou a própria construção das Natura Towers.

 

As Natura Towers são um complexo de escritórios que integra, de forma singular em Portugal, tecnologia única e soluções ecológicas e auto-sustentáveis a nível energético.

 

O complexo baseia-se no equilíbrio formal e funcional entre a utilização de materiais de cariz tecnológico e contemporâneo na construção; a flexibilidade no funcionamento e uso por parte de quem o habita; e a minimização da pegada ecológica.

 

A inovação, a tecnologia e a biodiversidade são a chave deste projecto, exemplo da política de responsabilidade ambiental adoptada pelo Grupo MSF.

 

Cobertas por um revestimento vegetal que muda de aspecto ao longo do ano, as Natura Towers permitem uma significativa poupança energética, pois têm a capacidade de aproveitar a energia solar para aquecimento das águas e iluminação dos espaços comuns, para além de captar e armazenar águas pluviais para posterior utilização.

 

No limite, as Natura Towers comportam-se como uma planta: o edifício recolhe a água da chuva na cobertura e armazena-a para posterior utilização, utiliza a luz solar transformando-a em energia, e produz oxigénio através de grandes superfícies verdes. 

 

O Grupo MSF continuará a investir na investigação e implementação de novas soluções em projectos futuros, pretendendo ser sempre um exemplo de boas práticas ambientais.